Eleições 2014 o que esperar?

21/01/2014 20:36

Eleições 2014 na Paraíba o que esperar?

* Josenilton dos Santos Feitosa

Sou de um tempo que se podia afirmar que três coisas eram dificis de se advinhar: 1) barriga de mulher grávida; 2) cabeça de juiz e 3) urna eleitoral. Com desenvolvimento das imagens da ultasonografia já sabemos depois da 12ª semana o que vai sair da barriga de uma mulher grávida, através de amostra de diversos métodos de pesquisa as urnas e já não têm tantas surpresas, fica assim dificil de advinhação o que vem da cabeça de juiz. É nessa lógica de advinhação que diversos colunistas, cientistas políticos e militantes de partidos têm buscado advinhar o que vai acontecer com os principais líderes e partidos políticos nas eleições de 2014 depois de cisão e junção antes das convenções partidárias.

O Bloco que ganhou as eleições de 2010 parecia que caminharia junto para eleições de 2014, principalmente, depois das eleições de 2012, que terminou tendo uma diminuição e queda do partido do governador, mas teve crescimento e ascensão do principal aliado, o PSDB, que retornou o comando da 2ª maior cidade do Estado, pela lado da oposição tivemos forte queda do maior partido da Paraíba, o PMDB e crescimento e ascensão do PT, que ganhou a capital do Estado. Esse quadro equilibrado que saiu das urnas em 2012, teve um ingrediente com o fortalecimento do PEN sob o comando do presidente da Assembléia, que terminou consolidando esse partido na oposição ao governador, porém aliadíssimo do PSDB.

2013 mais de que um ano de gestão administrativa, foi um ano de movimentação com consolidação e avanços de alguns atores políticos. O PT passou todo esse ano em busca de uma candidatura que consolidasse um bloco político, com isso namorarou com Agra, que terminou indo para o PEN, pediu em casamento o PP de Aguinaldo Ribeiro,que se comportou como uma noiva com vários pretendentes e até hoje não sabe ainda com quem ficará ( o quadro mostra que ele não será mais candidato a governador). O PMDB que fez várias caravanas pelo Estado com um candidato definido, que está em campanha para governador a mais de cinco anos, não ultrapassa a casa dos 15% das intenção de votos, sem uma forte mexida no tabuleiro não irá ser competitivo. Para fechar esse quadro das oposições temos o PEN que tanto fletou e fleta com Cássio como o PMDB, o que interessa é montar o palaque contra o governo de Ricardo Coutinho, está se dando bem até o momento além do mais foi que mais fez pela lado da oposição filiações que deram elevada musculatura para as eleições de 2014. Pelo lado da situação o que interessa avaliamos são os dois maiores lideres que comandam seus partidos: Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho. Em 2013 RC continuo o que vinha fazendo em 2011 e 2012, sendo um senhor acima de todos e todas, aumentou a ira dos deputados e a mesa diretora contra seu governo, continuou a enfrentar e retirar direitos das categorias organizadas do Estado e por fim achou certo momento poderia ser maior do que seu principal aliado: Cássio Cunha. Agora para não ficar só e correr o risco de perder o governo nas eleições deste ano, é capaz até de dá a Cássio o que não pode, com isso tem demonstrado fraqueza mesmo com a caneta mais forte do Estado da Paraíba, mas engana-se quem acha que RC é um candidato fraco, João Pessoa tem grande afinidade com ele, não é a toa que essa cidade lhe deu três mandatos de vereador, um mandato de deputado estadual, dois mandatos de prefeito e uma votação absoluta para governador, além do mais hoje RC não tem seguidores só em João Pessoa, mas em diversas cidades da Paraíba. Já Cássio que em 2010 não tinha uma estrutura administrativa forte, pois Campina Grande, João Pesssoa e o Estado estava fora de seu alcance, com aliança com RC conseguiu uma estrutura forte para o enfrentamento, além do mais tirou o isolamento e cresceu fortemente na capital, com as eleições de 2012 voltou através de seus segnatários comandar a 2ª maior cidade do Estado, além de possuir a maior pesquisa de opinião pública, concordo com um amigo: " se Cássio não for candidato será o passe mas caro das eleições de 2014 na Paraíba".

Como observamos o quadro na Paraíba está mais para uma cabeça de juiz do que pode sair das urnas nas eleições de 2014, mas se Cássio se manter aliado de RC a situação exigi de todos uma estrategia mais eficaz do que vem sendo desenvolvida até hoje, pois a soma desse dois pode levar as eleições ser decididas no 1º turno, já que a cisão do PSB com o PSDB é o que todos espera e trabalha para isso já sabem o que vão fazer, menos é claro o PT, ou será que não?

* Coordenador do Grupo Trabalho Eleitoral do PT/PB (GTE)